Pesquisas multinível em comportamento organizacional – Uma revisão da literatura internacional

Fernando Rejani Miyazaki, Denise Pragana Videira

Resumo


A pesquisa multinível é um termo que tem sido usado no contexto do comportamento organizacional com frequência crescente para indicar estudos que incluam construtos representáveis e/ou identificáveis em mais de um nível organizacional de análise, tipicamente para melhor representar a complexidade e dinâmica da hierarquia estrutural em que atores organizacionais são incorporados. Comparado a outros campos de pesquisa organizacional, porém, o comportamento organizacional tem sido lento para adotar uma perspectiva multinível, especialmente na concepção de níveis intermediários.

Embora a área do comportamento organizacional se preocupe com diversos níveis de análise e a emergência de fenômenos dos níveis inferiores para os superiores sejam suficientes compreendê-la como multinível, não necessariamente há mais pesquisas que conciliem os dois temas: multinível e comportamento organizacional. Enquanto a pergunta central de pesquisa deseja saber como a literatura internacional tem empregado multinível no comportamento organizacional, o objetivo principal é apresentar o panorama de pesquisas internacionais em comportamento organizacional que utilizem elementos multinível.

Ainda que nem toda pesquisa de comportamento organizacional necessariamente demande métodos multinível, há uma afinidade conceitual que pode ser explorada. Dentre os princípios do comportamento organizacional que reforçam esta afinidade com pesquisas multinível, destacam-se: comportamentos observáveis e estados internos, comportamentos individuais e coletivos, e as dinâmicas próprias de grupos e organizações, observáveis e nem sempre explicáveis como a mera soma de esforços individuais. Por outro lado, a emersão de elementos pelos diversos níveis é de interesse do comportamento organizacional.

Este artigo pode ser descrito como um estudo teórico, descritivo e exploratório. Para alcançar os objetivos propostos optou-se pela revisão de literatura para acessar de forma rápida artigos publicados em periódicos diversos, cujos metadados são armazenados em plataformas de indexação para consultas e comparações. Os princípios que guiaram a revisão da literatura conduzida foram separados dos critérios de elegibilidade e das etapas da seleção de artigos para tornar os procedimentos mais claros e, assim, permitir a comparação e eventual confirmação posterior das análises e resultados.

Partindo de uma base inicial que retornou 334 artigos, para uma amostra final de 58 estudos de maior aderência e impacto, foi possível listar autores e instituições com maior participação nas publicações, além de artigos mais citados, categorias e áreas de pesquisa mais frequentes e os conceitos e escolhas metodológicas mais frequentemente utilizadas, com prevalência de estudos empíricos, quantitativos e com um único ponto temporal na coleta de dados, voltados principalmente a aspectos diversos de lideranças, culturas e da gestão de recursos humanos nas organizações.

Palavras-chave


Multinível; Comportamento Organizacional; Revisão da Literatura

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Pós-graduação stricto sensu em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.