Características de liderança das mulheres empreendedoras: um estudo de caso no setor de serviços

Fernanda Versiani, Mariana Caeiro, Mariana Martins, Antonio Carvalho Neto

Resumo


A contribuição deste artigo situa-se na interface entre três temáticas imbricadas: liderança, empreendedorismo e mulheres. A participação cada vez maior de mulheres em atividades empreendedoras no Brasil indica um grande potencial econômico (JONATHAN, 2011; NOGAMI; MEDEIROS; FARIA, 2014) e uma significativa contribuição para estudos sobre liderança, uma vez que há uma preocupação de expoentes deste campo de pesquisa em estudar novas tendências deste fenômeno (AVOLIO; WALUMBWA; WEBER, 2009). No âmbito da liderança há diversos estudos sobre a compreensão de estilo (s) de liderança de um determinado grupo social, como por exemplo: grupo de professores (OREG; BERSON, 2009); gerentes de uma multinacional de transportes (SEARS; HACKETT, 2011). Dessa forma, optou-se em compreender se há um estilo de liderança dominante no grupo das mulheres empreendedoras. O objetivo deste artigo é analisar a auto percepção de mulheres empreendedoras acerca de seu estilo de liderança, com o intuito de verificar se é possível falar em um estilo de liderança dominante neste grupo, à luz das principais abordagens de liderança do mainstream norte americano. O referencial teórico é composto por dois tópicos. O primeiro trata das definições das abordagens de liderança: personalidade (SADLER, 2003), comportamental (BLAKE; MOUTON, 1978), situacional/contingencial (HERSEY; BLANCHARD, 1974) e nova liderança (transacional e transformacional) (BURNS, 1978; BASS, 1985; BASS; AVOLIO, 1990; HERNANDEZ; EBERLY; AVOLIO; JOHNSON, 2011) e suas respectivas características. No segundo, discute-se a liderança da mulher empreendedora, citando algumas características do empreendedorismo com o intuito de relacioná-las com a liderança exercida pelas mulheres empreendedoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, cujo método utilizado foi o estudo de caso. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas com a junção de perguntas abertas e fechadas. Os dados foram coletados por meio de indicações e da técnica denominada “bola de neve”. Em cada entrevista realizada, era solicitado a indicação de outras empreendedoras que, por sua vez, também indicavam. As entrevistas aconteceram no período de junho de 2014 a fevereiro de 2015. Foram entrevistadas 21 mulheres empreendedoras, entre 30 a 70 anos de idade, de diferentes segmentos de negócio na cidade de Belo Horizonte, com mais de 5 anos, pois esse dado indica solidez do negócio, já que nos dois primeiros anos de atividade as taxas de mortalidade são altas (SEBRAE, 2013). As características mencionadas pelas mulheres empreendedoras possibilitaram categorizá-las nas diferentes abordagens de liderança, identificando a predominância do estilo transformacional. Ou seja, a presença de uma postura inspiradora, transformadora, motivadora e aberta ao diálogo foi a mais marcante nos discursos das entrevistadas, indicando mais facilidade e preocupação em entender a liderança como um fenômeno de duplo sentido, líder-liderado. Este estudo contribui para o fenômeno da liderança, ao trazer o grupo social das mulheres empreendedoras como objeto de pesquisa e a possibilidade em existir um estilo de liderança dominante. O segundo estilo mais apontado, embora muito menos que o transformacional, foi composto por características presentes nas teorias da abordagem da personalidade (“nascida para ser líder”), o que enseja novos estudos. 


Palavras-chave


Liderança; Empreendedorismo; Mulheres.

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DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v17i1.1000

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