COOPERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO E SOCIOMÉTRICO EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS DE ADMINISTRAÇÃO

Rodrigo Assunção Rosa, Afonso Ricardo Paloma Vicente, Luiz Pereira Pinheiro Jr., José Roberto Frega

Resumo


A cooperação entre universidades e empresas tem desempenhado um papel significativo nas inovações tecnológicas, contribuindo para o desenvolvimento econômico. Além disso, as produções científicas sobre este tema têm apresentado crescente desenvolvimento. Os antecedentes e resultados para o desenvolvimento dos países e das organizações, decorrentes da interação entre universidade, empresa, governo e de outras instituições relevantes na produção de inovações tecnológicas são investigados por diferentes abordagens teóricas nos estudos organizacionais, muitas vezes complementares e sob diversos enfoques analíticos. Este artigo tem como objetivo principal mapear as publicações sobre o tema de cooperação universidade-empresa em periódicos científicos brasileiros de administração. Nesse sentido, realizou-se um levantamento bibliográfico e análise bibliométrica e sociométrica dos artigos publicados nos principais periódicos científicos da área - conforme os critérios estabelecidos pela CAPES -, onde identificou-se 136 artigos entre os anos de 1984 e 2014. No levantamento, não foi possível encontrar estudos que descrevam o estado do conhecimento na área, dessa forma, esse trabalho contribui com o mapeamento do tema para a comunidade acadêmica nacional e internacional. A investigação dos resultados compreendeu: os periódicos; os autores; as suas respectivas instituições de ensino; temática principal; e aspectos metodológicos utilizados nos estudos. Com esses critérios estabelecidos, também identificaram-se os autores mais citados, além da concentração de publicações por instituição e da análise de autores e obras nacionais e internacionais mais citadas. Por meio dos resultados, foi possível constatar que existe um crescente interesse pelo tema no Brasil, tendo como principais temáticas os estudos sobre transferência tecnológica, processo de cooperação, incubação de empresas e os sistemas nacionais e regionais de inovação. A análise de redes possibilitou verificar a coautoria e as relações entre instituições, bem como, compreender que a interação entre os autores ainda é baixa, além disso permitiu visualizar que existe uma centralidade de publicações entre instituições universitárias e autores localizadas na região sudeste e sul do Brasil. O estudo evidencia questões e tópicos pouco explorados sobre a temática, tais como as patentes acadêmicas, os spin-offs acadêmicos e também a necessidade de estudos de natureza empírico-quantitativos ou teóricos, assim esses assuntos surgem como oportunidade para estudos futuros relacionados ao tema.


Palavras-chave


Cooperação universidade-empresa; Estudo bibliométrico; Estudo sociométrico

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v16i1.1083

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.