Comunicação Global e sua Adaptação ao Mercado Brasileiro

Sheila Farias Alves Garcia, Sandra Mara Klinke, Sara Gonzalez

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar e discutir a adaptação de campanhas globais de comunicação de um mercado para outro, em especial ao brasileiro. Nos últimos anos, as grandes corporações têm focado suas estratégias de marketing na América Latina. O Brasil tem se destacado como país relevante no continente, no que diz respeito ao comércio internacional, ao desenvolvimento sócio-político, ao turismo e, em conseqüência, sua arte, cultura e tradição. Tal destaque tem atraído a atenção de países não só da própria América, como da Europa e da Ásia. Dessa forma, estão relacionados neste estudo fatores como o fenômeno da globalização e sua influência na comunicação mercadológica; a necessidade de conhecimento da cultura - hábitos, costumes e valores - e do idioma do mercado-alvo, para a veiculação de campanhas de propaganda em uma determinada região; as campanhas de cunho social; e a exportação de campanhas, no caminho inverso, por parte de empresas brasileiras. O estabelecimento de uma relação entre a teoria da comunicação aceita e seguida até os dias de hoje, para a sua prática dentro dos novos parâmetros globais é apresentada, do branding local e regional para o branding global, implicações e riscos, vantagens e cuidados necessários. O artigo é embasado na opinião de autores especializados no assunto, mediante uma revisão bibliográfica, que apresenta o que tem ocorrido no campo da comunicação mercadológica no país, pela ótica de duas brasileiras de origem européia, e defende, através de casos tidos como bem ou mal-sucedidos, revelados neste estudo, uma análise crítica da atividade do marketing na nova economia.

Palavras-chave


Marcas; Comunicação; Cultura, Brasil

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v5i3.12

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.