Contabilidade Divisional: Centros de Lucros e Unidades de Negócios. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v1n1p13-34

Clóvis Luiz Padoveze

Resumo


Para otimização do processo de avaliação de resultados e desempenho das empresas é necessário, além do modelo tradicional de análise global denominado de análise de balanço, a estruturação de sistemas de informação e modelos analíticos para avaliação dos resultados setoriais. O sistema mais conhecido é denominado de contabilidade por responsabilidade, que incorpora os conceitos de centros de lucros ou resultados e unidades de negócio. Os modelos desenvolvidos caracterizam-se como avaliadores de resultados e desempenho. A avaliação de resultado decorre da mensuração do lucro ou prejuízo gerado pelos produtos ou serviços e a avaliação de desempenho da inserção no modelo de avaliação de resultado, dos custos e receitas controláveis por um gestor. Esse processo avaliativo é muito rico em possibilidades decisórias, pois envolve fatores motivacionais, possibilita a agilidade nas decisões, integração entre as diversas áreas da empresa e a avaliação do retorno do investimento das diversas áreas em que a empresa é segmentada.

Palavras-chave


resultados setoriais; avaliação de desempenho; retorno do investimento

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v1i1.121

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.