A INFLUÊNCIA DOS FATORES SIMPLICIDADE E CONSISTÊNCIA NA LEALDADE DOS SERVIÇOS DE APLICATIVOS DISRUPTIVOS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS

Luis Hernan Contreras Pinochet, Juliany Yume Sinohara, Evandro Luiz Lopes, Ricardo Luiz Pereira Bueno

Resumo


O objetivo desta pesquisa é comparar a influência dos fatores simplicidade e consistência na lealdade dos serviços de aplicativos disruptivos em dispositivos móveis. Para tanto, utilizou-se o modelo proposto originalmente por Lee et al. (2013), com ajuste na construção do construto simplicidade. Este estudo buscou fazer uma adequação metodológica na mensuração do modelo de Lee et al. (2013). Para a estimação do construto de segunda ordem Simplicidade – estimado pelos construtos de primeira ordem - redução, organização, integração e priorização – entendemos que a modelagem reflexiva é a correta. Diferentemente da interpretação dos autores do estudo original, não entendemos a configuração formativa como correta, em função do poder preditivo não absoluto das variáveis de primeira ordem. A pesquisa utilizou a abordagem quantitativa por meio de um survey em corte transversal único, constituída por uma amostra de 462 respondentes usuários de aplicativos disruptivos em dispositivos móveis. A análise de dados apoiou-se na Modelagem de Equações Estruturais – MEE. Os resultados obtidos demonstraram que o público jovem possui mais propensão ao uso de aplicativos pela questão da intuição. A usabilidade percebida não apresenta impacto significativo na credibilidade e, devido a esse perfil, a avaliação da qualidade do software muitas vezes ocorre pelas indicações e recomendações que são feitas pelos grupos sociais no qual interagem. A simplicidade neste estudo se caracterizou como construto mais próximo à compreensão dos respondentes da pesquisa. Isto significa que os aplicativos (Apps) tendem a fornecer maior simplicidade funcional, que se pode entender como a capacidade autoexplicativa de determinado sistema, sendo que não há necessidade de um conhecimento mais aprofundado, porém os usuários são capazes de interagir prontamente em aspectos de acessibilidade e forma dos aplicativos. Por outro lado, a consistência pode ser um construto às vezes de difícil compreensão, dado que inúmeros elementos estão interconectados por relacionamentos, e qualquer inconsistência dentro de uma execução de aplicativos (Apps), poderá trazer um impacto negativo sobre sua execução para os usuários. Como resultado dos caminhos propostos pelo modelo, constatou-se que a simplicidade percebida é a antecedente que mais influência a satisfação e consequentemente a lealdade do usuário. As empresas que realizam desenvolvimento de aplicativos (Apps) para plataforma de dispositivos móveis (smartphones e tablets) devem avaliar os seus produtos conforme a demanda e necessidade de seus consumidores. Portanto, faz-se necessário que exista dentro de suas estruturas de desenvolvimento de sistemas uma gestão de projetos especializada, que permita que as diferentes organizações produzam com qualidade aplicativos que possam trazer contribuições para seus diferentes públicos.


Palavras-chave


Aplicativos disruptivos; Dispositivos móveis; Simplicidade; Consistência; Lealdade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.