A Certificação ISO 9000 como Estratégia Internacional para a Competitividade: um Estudo em Empresas Industriais. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v1n1p82-108

Helenita Rodrigues da Silva Tamashiro, José Luis Garcia Hermosilla, Marcos Fava Neves

Resumo


O tema abordado neste estudo mostra-se relevante no atual contexto da economia mundial, onde aceleradas transformações no ambiente competitivo têm forçado as empresas a buscarem novas metodologias, sistemas e técnicas de gestão. Assim, a gestão pela qualidade total, bem como a certificação ISO 9000, neste contexto, têm merecido destaque entre a comunidade acadêmica, em função do desenvolvimento de uma série de pesquisas nesse campo, cujas análises tornam-se importantes fontes de informação. O principal objetivo do presente trabalho é analisar se a certificação ISO 9000 exerce influência sobre a competitividade das organizações. Para tanto, foram exploradas, na pesquisa, as seguintes dimensões: qualidade dos produtos, produtividade, satisfação dos clientes, maior participação nos mercados interno e externo. Os resultados relatados neste estudo são frutos de uma pesquisa delineada pelo método de estudo de casos, que possibilitou analisar a importância da gestão total da qualidade para a competitividade. Os dados revelaram que a certificação, apesar de não propiciar ganhos de competitividade a partir de um espaço de médio/longo prazo, ainda assim, ela tem se mostrado muito importante para as organizações.

Palavras-chave


Qualidade, certificação ISO 9000; produtividade, competitividade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v1i1.125

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.