Liderança e gestão com pessoas: desafios do contexto contemporâneo

Elisabete Stradiotto Siqueira, Valéria Rueda Elias Spers

Resumo


Este texto analisa 22 organizações empresariais de Piracicaba-SP e região, divididas entre os setores de hospitalidade e lazer, indústria, serviços e comunicação. Foram entrevistados 5 diretores, 8 gerentes e 9 supervisores. O objetivo da pesquisa era verificar como o discurso desses dirigentes se aproxima, ou não, das tendências teóricas do conceito de liderança. Para desenvolver tal caminho, traçamos um breve cenário das organizações no contexto contemporâneo - tratando da complexidade do mundo organizacional, com ênfase em sua dimensão simbólica e nas interações que envolvem os processos tecnológicos - um novo perfil do mundo do trabalho e a gestão com pessoas. A percepção dos entrevistados foi tomada como base comparativa de análise, sendo possível perceber que, tanto as vertentes teóricas quanto as falas dos dirigentes das organizações em questão, secundarizam o papel do líder no que tange às suas relações explícitas de poder, vinculando, de forma mais enfática, a ação da gestão à dimensão técnica e emocional. Procurou-se detectar possíveis descompassos entre esses dois discursos, no sentido de compreender os motivos que podem levar a tais distanciamentos. A análise do discurso dos entrevistados evidenciou as dificuldades no trato dessas questões, pois, ainda que eles reconheçam e expressem a necessidade de uma liderança mais aberta e flexível, do ponto de vista da gestão das relações interpessoais, também evidenciam uma característica bastante centrada na dimensão do comando e do controle por parte da liderança, revelando a unilateralidade do processo, relegando as interações dos indivíduos a um plano aparente, muito mais palco de representações do que, de fato, exercício de relações horizontalizadas de poder.

Palavras-chave


liderança, poder, dimensão simbólica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v2i1.128

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.