A INFLUÊNCIA DA VOCAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLHA DA CARREIRA DE GUARDA MUNICIPAL

Raquel da Silva Pereira, Isabel Cristina dos Santos, Ciro Antonio Fernandes, Roberto Padilha Moia, Débora Sierra Gouveia

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar a influência da vocação profissional na opção pela carreira de Guarda Municipal. Para que um indivíduo possa escolher a carreira que pretende seguir, é de suma importância que ele tenha vocação para aquela profissão. Essa vocação pode ser influenciada, principalmente por uma situação de instabilidade econômica, e suas incertezas, sendo assim, a estabilidade do emprego desponta como um forte atrativo na escolha da carreira no setor público, uma vez que, ele possui alguns fatores de atratividades e garantias mais sólidas do que o setor privado. O perfil dos candidatos ao emprego público tem características semelhantes. Porém, as chances de sucesso são maiores para aqueles candidatos com maiores, e melhores, conhecimentos. Nesse sentido, a busca pela inserção nos quadros das Guardas Municipais é um dos destinos escolhidos pelas pessoas que pretendem ingressar nesse setor, muitas vezes, sem respeitar a sua vocação. Na maioria das vezes, a vocação profissional é levada em consideração para a escolha da carreira na Guarda Municipal, o que pode colaborar com o sucesso profissional do indivíduo, ou mesmo, acaba por incentivar e facilitar seu desenvolvimento na carreira. Mas por outro lado, a falta da vocação pode ser um fator de decepção com a carreira. O estudo foi realizado no município de Praia Grande, no estado de São Paulo. Para tanto, optou-se pela pesquisa quantitativa, do tipo exploratória, delineada por pesquisa de campo junto a amostra intencional de 134 indivíduos, em processo de contratação para o cargo de Guarda Civil Municipal. Na coleta dos dados primários utilizou-se questionário desenvolvido para atender à pesquisa escolhida. A mensuração da influência da vocação profissional foi viabilizada pelo uso do programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), mediante a aplicação da técnica de análise de regressão logística, a partir dos dados coletados pela pesquisa. Ao contrário dos estudos teóricos e empíricos que precederam a análise, os dados indicaram que a vocação profissional é o principal fator na escolha da carreira de guarda municipal. A ausência de vocação profissional, neste caso, pode ser vista como uma fonte de potenciais situações de risco, onde o indivíduo não sabe ao certo se realmente está preparado para o desenvolvimento de suas atribuições. Sendo uma questão relevante para a segurança do município e para a marca da cidade, é aconselhável expandir a pesquisa, abrangendo outros municípios a fim de confirmar as tendências e complementar os achados descritos neste artigo e com eles, examinar os requisitos da função e o desenvolvimento de carreira da Guarda Civil Municipal.

Palavras-chave


Praia Grande; Emprego Público; Vocação Profissional; Guarda Civil Municipal.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.