Red Beef Connection e o Canal de distribuição: um estudo de caso na Chalet Agropecuária Ltda

Silvia Helena Carvalho Ramos Valladão Camargo, Nilton César Lima, Marcos Fava Neves, Dante Pinheiro Martinelli, Marcio Mattos Borges Oliveira

Resumo


A investigação que deu origem ao presente trabalho busca identificar uma proposta de mecanismo de canal de distribuição para uma empresa dentro do segmento pecuário brasileiro, onde esse desencadeamento oportunístico se justifica como uma alternativa viável para o fortalecimento de um setor cuja competitividade fulmina as mais variadas necessidades de atuação mercadológica. O oxigênio do mercado após a intensificação da globalização enrijeceu o néctar da competitividade e, conseqüentemente, os canais de distribuição tiveram que amadurecer no mesmo ritmo. Dessa forma, alianças estratégicas redesenharam as opções de poder de negociação junto aos fornecedores com a finalidade também de conquistar e ampliar novos mercados. Devido à relevância do tema, este trabalho teve como meio de viabilização de estudo de caso a empresa Chalet Agropecuária Ltda., do segmento pecuário. O estudo de caso realizado evidenciou as respostas às sinalizações e às imposições do mercado, nomeando o canal de distribuição através do Red Beef Connection. A empresa estudada apresentou uma modelagem de canal de distribuição arquitetada através de uma rede de fornecedores altamente estruturada, com a finalidade de romper desafios e paradigmas mercadológicos no segmento da carne brasileira.

Palavras-chave


canal de distribuição, marketing, pecuária brasileira

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v2i1.134

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.