Competitividade no Segmento de Panificação do Município de Piracicaba

Clayton Daniel Masquietto, Eduardo Eugênio Spers, Francisco Constantino Crocomo, Rogério Dell Antonio

Resumo


O segmento de Panificação e Confeitaria no Brasil representa um faturamento ao redor de U$ 16 bilhões, o que corresponde a 2% do PIB Brasileiro. O presente artigo preocupa-se em caracterizar a produção e comercialização de pães no município de Piracicaba. Dos 276 estabelecimentos do tipo padarias e supermercados existentes, foram visitados cerca de 200 estabelecimentos e entrevistados,ao todo, 93 estabelecimentos, a saber, 66 padarias (71%) e 27 supermercados (29%). Para a amostra selecionada, o segmento das padarias representa 81% das vendas de pães, o que demonstra a sólida liderança desse tipo de varejo na venda do produto, embora 30% das padarias tenham alegado queda nas vendas e 59% dos supermercados um aumento. Outro dado importante, é que as padarias representam quase que a totalidade (98%) dos pães produzidos para terceiros e representam, para o consumidor, uma importante e variada oportunidade de mix de produtos.

Palavras-chave


Competitividade, Panificação, Piracicaba

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v2i2.137

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.