Resiliência Organizacional e Teoria da Ação Comunicativa: Uma Proposta de uma Agenda de Pesquisa

Isabella Francisca Vasconcelos, Yvon Pesqueux

Resumo


Resumo: Neste artigo, apresentaremos a proposta de pesquisa atual do Transformare- Centro Franco-Brasileiro de Estudos Avançados em Organizações, Inovação e Sustentabilidade, propondo o conceito de Resiliência Organizacional e associando o mesmo à Teoria dos Recursos da Firma, analisando situações de inovação radical nas organizações e a mudança organizacional com a proposta de que estamos evoluindo para formas organizacionais mais substantivas e resilientes, tendo em vista a maior complexidade da sociedade e maior velocidade com que as inovações são realizadas.

Palavras-chave: Inovação, Resiliência, Complexidade, Teoria da Ação Comunicativa, Organizações.


Palavras-chave


organizações, complexidade, inovação, teoria da Ação Comunicativa, Resiliência

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v15i4.1370

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.