O Comportamento Organizacional é visto como um Diferencial Competitivo para a Organização?

Celso Antonio Mariani, Luiz Henry Monken Silva

Resumo


Busca-se teoricamente neste estudo observar a evolução histórica da administração dando ênfase na abordagem humanística, comportamental e organizacional dentro das organizações contemporâneas. Este artigo trata das diferentes maneiras ou formas de fazer com que as pessoas através da obtenção do conhecimento possam influenciar no comportamento da organização levando a mesma a obter um diferencial competitivo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica sobre a evolução do pensamento administrativo com foco no comportamento humano. Utilizaram-se textos dos autores clássicos, assim também como artigos que tratam da abordagem comportamental. Como resultado espera-se evidenciar que as atuais organizações denominadas geradoras de conhecimento, ou seja, aquelas que através de constantes treinamentos buscam o aprimoramento contínuo do seu pessoal, desenvolvem grande capacidade de permanência e expansão de seus negócios num ambiente cada vez mais competitivo.

Palavras-chave


Comportamento Organizacional; Organizações contemporâneas; Competitividade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v2i3.150

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.