Construção e Validação de uma Escala de Atitude para a Avaliação da Percepção Ambiental de Futuros Gestores

Úrsula Ands Araújo Nogueira Araújo, Dirceu Silva, Mauro Neves Garcia

Resumo


O objetivo deste estudo é a construção e validação de uma escala de atitude para avaliar a percepção que se tem do panorama atual do desmatamento na Amazônia Legal e suas relações com aspectos pertinentes. Para tal, quatro etapas foram adotadas em conformidade com as sugestões de pesquisadores: 1. fez-se uma revisão da literatura especializada e a partir desta foram eleitas dimensões que são consideradas importantes. Das dimensões foram criadas assertivas (escala de atitude de Likert prévia); 2. submeteu-se o conjunto de assertivas à avaliação de cinco especialistas, para uma validação teórica da escala. Tendo sido implementadas várias mudanças; 3. A nova escala foi submetida a um grupo de dez respondentes, para se avaliar o tempo de resposta e as dificuldades de compreensão das assertivas (validação semântica). Por fim chegou-se a uma escala com 23 assertivas divididas em quatro grupos, que cobriram as dimensões apontadas como objetivos da escala. 4. Como última etapa, aplicou-se a escala a um grupo de 271 futuros gestores do Estado do Pará (do 1º. e 4º. anos), escolhidos de forma não-probabilística. Os dados coletados foram tratados pelo método de Análise Fatorial Exploratória (AF), observando-se os valores dos testes KMO (0,751) e de Esfericidade de Bartlett (p<0,00001) e variância de 67,5%. A AF revelou oito fatores que explicaram a análise realizada. Também, para validar a amostra, usou-se o teste alfa de Cronbach para cada fator. Como conclusões, indicam-se possibilidades de uso da escala em outras situações para avaliarem-se aspectos ligados à percepção ambiental e assim poder prover outras ações na formação de gestores e avaliação da percepção ambiental no que tange ao desmatamento.

Palavras-chave


Escala de Percepção Ambiental e Desmatamento, Validação de Escala, Métodos Estatísticos Multivariados, Análise Fatorial

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.