A Resistência das Pessoas Frente à Implementação de Sistemas de Informações Computadorizados - A Percepção Gerencial: Um Estudo de Caso das Lojas Eny Comércio de Calçados LTDA/RS

Italo Fernando Minello, Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, Jonas Cardona Venturini

Resumo


A revolução da informação vem provocando turbulências significativas no mundo dos negócios que exigem adaptação das organizações, caso contrário correm sério risco de sucumbência. Frente a isso, há uma grande necessidade das organizações em captar, armazenar, processar e distribuir informações, o que exige agilidade e dinamismo na adequação às inovações na área de sistemas de informação. Objetivando uma melhor compreensão, de como se dá a resistência das pessoas frente à implementação de sistemas de informações computadorizados. Nesse sentido, elaborou-se uma pesquisa exploratória descritiva qualitativa, no modo de investigação de estudo de caso, nas Lojas Eny Comércio de Calçados Ltda. ⁄ RS. Verificou-se que a resistência a mudanças na implementação de sistemas de informação computadorizados está relacionada a diversos fatores que incluem a participação dos usuários nos processos de planejamento, desenvolvimento, implementação, controle e melhoria dos sistemas, a falta de sensibilização e treinamento de gerentes e usuários, a contratação de terceiros com pouco conhecimento do setor de atividades da contratante e o relacionamento entre técnicos de sistemas e seus usuários.

Palavras-chave


Sistemas de Informações; resistência a mudanças; percepção gerencial

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.