Redes Ambientais como uma Nova Base Teórica para o Estudo dos Adensamentos de Recursos Empresariais Locais: O Caso do Município de Holambra (SP)

Marly Cavalcanti, João Pedro de Castro Nunes Pereira, Madalena Oliveira Lima Barbalho

Resumo


O novo contexto da competitividade empresarial, influenciado pelo novo paradigma da gestão ambiental, é fruto de modificações profundas intensificadas pela crise do “modelo fordista” de produção e do modelo econômico mundial que provocou o aumento do interesse por aglomerações de empresas em atividades consideradas “flexíveis”, influenciando, com isso, a organização da hierarquia urbana. Todo esse novo cenário trouxe novas condicionantes competitivas para os aglomerados empresariais, impondo um novo desafio: a adoção das redes ambientais no estudo desses adensamentos. Assim, o presente artigo visa a articular a teoria das redes urbanas aos conceitos de agrupamento empresarial local e a formação de redes ambientais de sustentação, para estruturar um arcabouço teórico capaz de enfocar o conceito das redes ambientais como uma nova base teórica aos estudos relacionados à competitividade local dos aglomerados industriais. Para tanto, este trabalho foi desenvolvido com base no conceito de estudo de caso documental do município de Holambra (SP), cujos critérios para seleção foram baseados em um conjunto de etapas proposto por STATRE (1994) e contou com a aplicação de uma pesquisa qualitativa. A base teórica, elaborada neste estudo, permitiu uma análise ampla do atual contexto competitivo do município que não conta, hoje, com uma identidade sócio-econômica local definida.

Palavras-chave


redes ambientais, adensamentos empresariais, competitividade, Holambra, arranjos produtivos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v3i1.166

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.