Qualidade da Equipe Administrativa em Instituições de Ensino Superior: um Estudo nos Cursos de Administração da cidade de Joinville, SC. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v8n2p106-127

Emerson Wagner Mainardes, Maria José Domingues

Resumo


Em um mercado de ensino superior competitivo, como é o caso do Brasil, possuir uma imagem de qualidade tem sido fundamental para atrair e reter alunos em uma instituição de ensino superior (IES). Uma IES de qualidade exige uma equipe administrativa competente. Este estudo objetivou determinar a qualidade da equipe administrativa das IES que oferecem cursos de graduação em administração em Joinville, SC. Para a realização do estudo, buscou-se estudos que tratam da qualidade em organizações educacionais, encontrando-se 7 atributos que medem a qualidade de uma equipe administrativa em uma IES. Em seguida, realizou-se uma pesquisa quantitativa-descritiva junto aos alunos formandos em duas das cinco IES que oferecem a graduação em administração em Joinville, SC. Aplicou-se um questionário estruturado não disfarçado, com perguntas fechadas, junto a 292 formandos destas duas IES. Com os dados coletados, caracterizou-se estes formandos e identificou-se os atributos de melhor e pior desempenho quanto a qualidade da equipe administrativa destas IES. Encontrou-se também os atributos que mais contribuem para a percepção de qualidade da equipe administrativa da instituição na visão dos alunos. As equipes administrativas das IES foram bem avaliadas em termos de qualidade, sendo que a imagem transmitida pelos funcionários da IES é o atributo de mais alta qualidade segundo os estudantes.

Palavras-chave


Equipe administrativa; Qualidade em organizações educacionais; Graduação em administração

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v8i2.170

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.