Fatores de Prognóstico: Proposta de um Modelo Econométrico de Avaliação de Desempenho Baseado em Regressão Logística

Yumara Lúcia Vasconcelos, Mariano Yoshitake, João Agnaldo do Nascimento

Resumo


A avaliação de desempenho tem sido amplamente abordada pela literatura especializada. As técnicas univariadas são utilizadas desde 1960, sendo gradualmente substituídas pelas análises multivariadas, pois os benefícios advindos do seu uso maximizam a qualidade da predição gerencial, além de conferir maior dinamismo à leitura das Demonstrações Contábeis, constituindo-se em importante ferramental para prever o desempenho empresarial.Neste aspecto, objetiva-se utilizar a técnica de Regressão Logística para investigar essa possibilidade de construir um modelo preditivo para medir o desempenho global de uma empresa através de dados divulgados externamente (informações setoriais).A pesquisa utilizou uma amostra de 356 empresas dividida em dois grupos: o primeiro, formado por empresas apresentando desempenho considerado satisfatório, e o segundo, por empresas com desempenho insatisfatório. Procedeu-se à escolha de seis variáveis explicativas, considerando como esteio de triagem a freqüência de utilização das medidas tanto no meio empresarial quanto acadêmico. A seleção de variáveis tomou por base o critério de menor valor do logarítimo de verosimilhança e os critérios de Akaike e de Schwarz. Como resultado da pesquisa, concluiu-se que a modelagem apresentou resultado satisfatório indicando capacidade preditiva adequada para avaliações de desempenho.

Palavras-chave


Logit; Desempenho; Avaliação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v3i2.171

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.