O Impacto do Espaço de Exposição na Venda de Produtos em um Supermercado de Médio Porte

Sergio Silva Braga Junior, Sheila Farias Alves Garcia, Edgard Monforte Merlo

Resumo


O setor supermercadista brasileiro vem passando por uma série de transformações que estão aumentando a competitividade no setor. Para garantir sua sobrevivência, os supermercadistas estão buscando ferramentas que os ajudem a atender o consumidor de forma eficiente e lucrativa. O espaço ocupado nas prateleiras dos supermercados e seu impacto na venda do produto vem se destacando neste contexto. Assume-se o pressuposto que quanto maior o espaço, maior deve ser a venda do produto. O objetivo geral deste trabalho é mensurar o impacto que o aumento do espaço de exposição pode provocar nas vendas do produto. Para isto montou-se um experimento de campo antes - depois com um grupo de controle (MATTAR, 1993). O estudo foi realizado em um supermercado de médio porte situado na cidade de Birigui, no estado de São Paulo. Foram estudadas cinco categorias de produtos alimentícios que compõem a cesta básica. Os resultados preliminares mostram que há uma variação no impacto provocado pela alteração no espaço de exposição em relação às categorias. As contribuições positivas desse estudo podem colaborar para o melhor aproveitamento do espaço nas lojas de varejo e permitir assim, uma maior rentabilidade aos varejistas.

Palavras-chave


espaço e venda, gestão de espaço, varejo, marketing estratégico, gestão de vendas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v3i2.173

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.