A Responsabilidade Social nas Ações de Segurança do Trabalho na Corsan: a Percepção de Gestores e Funcionários

Tania Nunes da Silva, Jairo Braz Medeiros

Resumo


A responsabilidade social tem sido destacada como fator de enaltecimento da imagem das empresas no mercado e na sociedade. Desta forma, empresas trabalham para que suas ações empresariais sejam orientadas pela qualidade ética de suas relações com funcionários, clientes, fornecedores e com a comunidade. A preocupação com a segurança do trabalhador, além de constituir uma obrigação legal, torna-se vital às empresas que almejam ser socialmente responsáveis. As conseqüências da má gestão em segurança do trabalho são acidentes e doenças do trabalho que causam lesões e morte a trabalhadores, traumas a familiares, perda de produtividade e custos imputados à sociedade. A empresa socialmente responsável não pode gerar dezenas de acidentados, doentes e mortos. Logo, o presente trabalho identificou a percepção e a conduta de funcionários e gestores, agentes das ações de segurança, de quatro unidades da CORSAN quanto ao cumprimento da legislação de segurança do trabalho. O mesmo serviu como base diagnóstica para a implantação de uma Política de Segurança na Companhia, apresentada em reunião com superintendentes regionais em 2005 e colaborou para que a Unidade de Cachoeirinha obtivesse a premiação no Prêmio Gaúcho de Qualidade e Produtividade - PGQP em 2005.

Palavras-chave


Relações de Trabalho, Responsabilidade Social, Segurança do Trabalho

Texto completo:

PDF


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.