O Desafio de Integrar Cultura Organizacional e a Gestão da Produção

Sonia Oshiro, Luciana Helena Crnkovic, Fernando César Almada Santos

Resumo


O principal objetivo deste trabalho é avaliar como a cultura organizacional influencia a competitividade das empresas, de acordo com diferentes especificidades de gestão da produção. A cultura organizacional surge como indicação da necessidade de se construir equipes que sejam capazes de desenvolver capacidades e competências estratégicas, para que as empresas atinjam padrões de eficácia e eficiência que as destaquem no ambiente competitivo da atualidade. Mas para que essa atuação seja de fato estratégica, os funcionários devem estar aptos conscientes do seu papel dentro do processo produtivo da organização. Nesse sentido, avaliar a cultura organizacional torna-se fundamental para estabelecer esse novo elo.

Palavras-chave


gestão da produção, cultura organizacional, competitividade, produtividade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v3i2.177

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.