Criando Vantagem Competitiva na Micro e Pequena Empresa por Meio da Comunicação Integrada de Marketing

Paloma Zimmer, Venilton Reinert

Resumo


Para que as pequenas empresas se mantenham ativas e competitivas no mercado concorrente de hoje, as mesmas precisam de estratégias especiais. Partindo-se do princípio de que vantagem competitiva segue fundamentalmente do valor que a empresa tem condições de criar para os seus compradores, este artigo teve como principal objetivo verificar a participação da Comunicação Integrada de Marketing (CIM) no desenvolvimento da vantagem competitiva de uma empresa. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória do tipo bibliográfica. Concluiu-se que o marketing moderno exige, além de bons produtos e preços atrativos, que as empresas se comuniquem com os clientes e que não ignorem essa comunicação. A CIM surge como estratégia para assegurar a sinergia e a consistência da mensagem que permitirão ao empresário construir clientes, e não apenas vender produtos.

Palavras-chave


Comunicação Integrada de Marketing; Pequena empresa; Vantagem Competitiva

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DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v3i2.178

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Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

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Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.