Vendas e Marketing: Juntas na Busca da Satisfação do Cliente

Bianca Bozon Moreira, Lucia Regina Borges Sergio

Resumo


Apesar das vantagens da criação de equipes multidisciplinares, ainda pode-se observar que algumas áreas ainda têm mais importância dentro das empresas. Considerando que o consumidor hoje é quem dita as regras e define o que quer comprar e de que forma, a venda personalizada está cada vez mais em voga. Nesse sentido, considerando que é a área de vendas é a que está mais próxima do cliente e que, portanto, conhece melhor as suas necessidades e que o relacionamento com a empresa se estabelece ali, de fato, parece inevitável que haja parceria efetiva entre as áreas de vendas com as outras áreas da empresa, no caso a área de marketing que é responsável pela elaboração de ações que visam conquistar e manter clientes, satisfazendo-os em suas expectativas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é mostrar a experiência, por meio de entrevista não dirigida, de uma empresa localizada no Rio de Janeiro, do segmento de bebidas, que unificou as áreas de vendas e marketing visando o objetivo comum que é a satisfação do cliente e, com isso otimizar os lucros. Para tanto, são abordados os conceitos de motivação dos vendedores, satisfação e encantamento dos. As considerações finais discutem o modelo proposto e sugerem que a interação entre áreas distintas pode ser um fator de sucesso para empresas.

Palavras-chave


Vendas; Marketing; Satisfação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v3i2.179

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.