Domínio e Prática da Gestão do Conhecimento na Indústria Calçadista de Franca

Jouliana Jordan Nohara, Claudia Rosa Acevedo, Jose Reinaldo Nascimento

Resumo


Este artigo inicia com uma pesquisa bibliográfica que aborda aspectos teóricos referentes à gestão do conhecimento nas organizações, considerando-a como um processo estruturado a partir de vínculos existentes entre aprendizado, motivação, criatividade, políticas de talentos e competências humanas essenciais e sua importância para a competitividade empresarial. A metodologia inclui, além da revisão teórica, uma pesquisa exploratória aplicada na indústria calçadista de Franca. O objetivo da pesquisa engloba três itens: (1) compreensão da importância da gestão do conhecimento para ganhos de competitividade; (2) a percepção de talentos e competências humanas essenciais como parceira estratégica; e (3) a efetiva adoção de práticas de gestão do conhecimento - ou de políticas alinhadas á gestão de conhecimento. O levantamento de campo foi feito a partir da seleção de uma amostra aleatória estratificada e proporcional. Os resultados da pesquisa demonstram que, enquanto esmagadora maioria de indústrias pesquisadas conhece os benefícios da aplicação da gestão do conhecimento para o estabelecimento de ganhos de competitividade, poucas se preocupam com o adequado tratamento dos seus funcionários e as considerações da área de Recursos Humanos como essencial e uma minoria de grandes indústrias aplica a gestão do conhecimento na prática.

Palavras-chave


Gestão do conhecimento; Competitividade; Talentos e competências humanas essenciais como parceira estratégica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v3i3.182

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.