Potencial Empreendedor e Liderança Criativa: um Estudo com Varejistas de Materiais de Construção da Cidade de Curitiba/Pr

Jane Mendes Ferreira, Fernando Antônio Prado Gimenez, Simone Cristina Ramos

Resumo


Nos últimos anos tem-se observado um crescimento da produção teórico-empírica tratando do tema empreendedorismo. Isto pode ser observado pelo aumento do número de publicações, encontros e congressos onde são tratados diversos aspectos do fenômeno. No entanto, o campo de conhecimento ainda encontra-se em construção de seus modelos conceituais. Dentro dos diversos estudos existentes muitos cientistas sociais têm se ocupado em encontrar características que possam distinguir indivíduos empreendedores de não-empreendedores, além da ligação do fenômeno com temas como criatividade e liderança, mas não apresentam um quadro conceitual amplamente aceito. O objetivo deste estudo é contribuir com o campo por meio da verificação da associação entre potencial empreendedor (PE) e liderança criativa (LC). O PE é uma forma de ver o empreendedorismo onde todos os indivíduos são considerados empreendedores, variando em intensidade e mensurado pelo CEI (Carland Entrepreneurship Index). Já a LC foi criada para medir o potencial das equipes criativas e pode ser mensurado por meio do TFI (Teams Factor Inventory). A metodologia utilizada permite classificar este estudo como formal, descritivo, ex-post-facto, de campo, de corte transversal e de escopo estatístico. Os resultados permitem afirmar que o PE dos indivíduos está associado com índices de LC, que ambos não são influenciados pelo gênero, mas são suscetíveis ao grau de instrução do respondente. A idade interfere nos índices de potencial empreendedor, mas não é significativa para a liderança criativa. As variáveis porte e desempenho não foram afetados por PE e LC.

Palavras-chave


empreendedorismo, liderança, pequenas empresas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v3i3.184

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.