Indicadores de Desempenho Ambiental Utilizados em Pesquisas de Avaliação de Desempenho Organizacional. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v9n1p95-111

Sabrina do Nascimento, Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho, Christiano Coelho, Sandro César Bortoluzzi, Ilse Maria Beuren

Resumo


O estudo objetivou investigar as características dos Indicadores de Desempenho Ambiental utilizados em pesquisas de Avaliação de Desempenho Organizacional publicadas no período de 2000 a 2008 em periódicos do Qualis/CAPES da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Para tal realizou-se pesquisa descritiva por meio de um estudo bibliométrico e análise de conteúdo. O universo da pesquisa compreendeu os 2.646 artigos que no título, no resumo e/ou nas palavras-chave apresentavam as seguintes terminologias: avaliação, desempenho, performance, decisão, mensuração, avaliação de desempenho e assessment. Após, os artigos que mostravam os termos indicador, critério, atributo e medida foram selecionados, resultando em 85 artigos. Destes foram selecionados como amostra nove artigos, que tratam especificamente de indicadores ambientais, nos quais realizou-se análise citacional e o mapeamento dos artigos da amostra. Para a confecção das redes de cooperação entre autores fez-se uso do software Ucinet®, versão 6. Constatou-se que os Indicadores de Desempenho Ambiental, em sua maioria, possuem natureza qualitativa, com aplicação pontual e mensuração ordinal. As pesquisas sobre esta temática demonstram que a rede de cooperação entre os autores apresenta laços fracos e lacunas estruturais.

Palavras-chave


Indicadores de Desempenho Ambiental. Indicadores Ambientais. Avaliação de Desempenho Organizacional.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v0i0.198

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.