A Visão dos Pastores Evangélicos sobre o uso do Marketing nas Igrejas de Belo Horizonte

Josmária Lima Ribeiro de Oliveira, Leandro Ambrósio, Sidney Lino de Oliveira

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com pastores evangélicos em Belo Horizonte que teve como objetivo identificar a visão dos pastores sobre o uso do marketing nas igrejas. No Brasil, o crescimento dos evangélicos é considerável nos últimos anos e o uso de temas da administração neste meio tem sido cada vez mais aplicado para a gestão das igrejas. A comunicação entre os evangélicos tem recebido uma forte atuação, no intuito de divulgar as programações, comercializar produtos e propagar a fé. A pesquisa foi realizada em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, com 121 pastores de várias denominações, por meio de questionário estruturado, e utilizou-se a amostra por conveniência. Os resultados demonstram que os pastores percebem o marketing como um instrumento de propagação da fé, que precisa ser utilizado com ética. Os pastores, em sua maioria demonstraram não considerar o marketing como forma de mercantilização do sagrado e indício de secularização. Entre os meios de divulgação utilizados pela igreja, os que demonstraram maior freqüência, foram sinalização na fachada e mural de informações na igreja. O estudo revela a vivência dos pastores com instrumentos de comunicação em marketing a partir do contexto contemporâneo de contextualização.

Palavras-chave


Igreja; Pastores; Marketing

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.