Verificação do Papel da Logística em Empresas a partir de Mecanismos de Integração e Gestão de Alianças: Um Estudo de Multicasos. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v8n1p124-144

Ana Beatriz Lopes de Sousa Jabbour, Luciana de Deus Zacharias, Jaime Maciel Neto, Marcel Andreotti Musetti

Resumo


Este trabalho visa identificar como um grupo de empresas implementa questões referentes aos elementos mecanismos de integração e gestão alianças do modelo de excelência logística de Fawcett e Clinton (1996) para verificar o papel de suas áreas logísticas nesse processo. Este modelo auxilia na avaliação do papel da logística na competitividade da empresa e aqueles elementos escolhidos apoiam o entendimento da atuação da logística no contexto de cadeia de suprimentos, o atual paradigma de competição empresarial. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de múltiplos casos e as técnicas de coleta de dados empreendidas foram o uso de roteiro semi-estruturado de pesquisa e entrevistas. Os gerentes de logística de quatro relevantes empresas dos setores de bens de consumo e bens de capitais do Brasil foram entrevistados para compor este trabalho. Os principais resultados desta pesquisa relacionam as questões implementadas dos elementos de integração e gestão de alianças do modelo estudado com a estrutura das cadeias de suprimentos das unidades empresariais selecionadas para entender o papel de destaque, ou não, da logística dessas empresas. Quanto mais estratégica a participação da logística, mais questões dos elementos do modelo estudado são adotadas. A atividade de desenvolvimento de produto foi identificada como a motivadora para ações de integração externa tendo como conseqüência, uma maior evidência da participação da logística.

Palavras-chave


Mecanismos de Integração; Gestão de Alianças; Papel da Logística; Cadeia de Suprimentos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v8i1.204

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.