A Competitividade e Racionalidade de um Cluster Industrial

Eunice Lacava Kwasnicka, Sérgio Baptista Zaccarelli

Resumo


O presente artigo, enquanto estudo teórico, aborda o tema clusters, ou APL - aglomerados produtivos locais, e sua importância econômica, apresentando a visão dos autores para explicar a formação, dinâmica de crescimento e possível retrocesso de um cluster industrial. Aglomerado Produtivo Local-APL representam a presença física de agentes em uma dada região geográfica, responsáveis pelo desenvolvimento econômico, tecnológico e social dessa região. Esse arranjo físico acontece, inicialmente, de forma intencional para evoluir de forma organizada. A busca de uma vantagem competitiva e um crescimento individual de cada gente, a partir do grupo, faz parte do objetivo principal desse movimento. Outros aspectos como: aprendizado,, inovação e modernização são decorrência, a medida que o cluster amadurece.

Palavras-chave


Cluster, competitividade, estratégia competitiva, APL-Aglomerados Produtivos Locais

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v4i2.206

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.