A Influência do Líder no Processo de Criatividade dos Funcionários de Centros de Ensino de uma Universidade Pública Federal

Maurício Fernandes Pereira, Clotilde Maria Ternes Ceccato, Pedro Antônio de Melo

Resumo


Na Era do Conhecimento e da gestão da Mudança, o líder tem exercido um papel essencial nas organizações. Assim, este artigo preocupou-se em analisar as influências das lideranças sobre o potencial criativo das pessoas em um ambiente universitário. Para tanto, investigou-se a literatura e aplicou-se uma entrevista do tipo semi-estruturada entre os dirigentes do escalão superior de uma universidade pública federal brasileira. Os resultados indicam que a criatividade constitui-se de um elemento essencial para o sucesso de uma instituição como a Universidade. Foi observado que as pessoas precisam de incentivo e de um ambiente propício para se sentirem motivadas a expressar e desenvolver a criatividade. Verificou-se que o líder com iniciativa e capacidade de influenciar pode induzir os funcionários a processos criativos. Foi possível inferir, ainda, que a liderança pode influenciar na criatividade das pessoas, tanto de maneira positiva quanto negativa, esgotando suas possibilidades de se manifestar. Considerando-se que a liderança impacta na estima e motivação dos colaboradores, sugere-se que este aspecto deva ser permanentemente estudado, de modo que se encontrem alternativas que gerem comprometimento das lideranças com as pessoas e os objetivos das instituições universitárias.

Palavras-chave


Liderança; Criatividade; Universidade; Centros de Ensino; Gestão de Pessoas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.