Perfil Estratégico e Decisões Relativas a Mercados Internacionais: Estudo na Indústria de Calçados. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v8n1p145-168

Flavia Luciane Scherer, Clandia Maffini Gomes, Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, Cristina Ceribola Crespam

Resumo


O presente estudo tem por objetivo caracterizar o perfil estratégico das empresas calçadistas brasileiras e descrever suas decisões relativas a mercados internacionais. Para tanto, foi realizada pesquisa descritiva com aplicação de survey. Os resultados mostram que as empresas pesquisadas são na maioria de grande porte, com experiência no ramo, e com a exportação como principal atividade internacional. A necessidade de reduzir a dependência do mercado doméstico foi a principal razão para a internacionalização. Os dados sugerem que as empresas, ainda que se definam predominantemente como prospectoras, têm uma organização de marketing mais do tipo burocrático do que do tipo orgânico.

Palavras-chave


Internacionalização; Perfil Estratégico; Indústria Calçadista

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v8i1.211

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.