A Remuneração do Capital de Giro nas Empresas Agropecuárias com Enfoque na Análise Custo/Volume/Lucro

Charles Albino Schultz, Altair Borget, Elza Hofer

Resumo


Neste trabalho, foi abordada a análise Custo/Volume/Lucro (CVL), a qual é aplicada no custeio variável a partir do ponto de equilíbrio. A sua utilização na tomada de decisões focou, principalmente, o planejamento do fluxo produtivo futuro por meio de simulações baseadas no ponto de equilíbrio determinado com base num ciclo produtivo já encerrado. Aplicou-se a análise em uma empresa agrícola, que possui múltiplos produtos com a ocorrência de custos fixos, que são parte diretos e parte indiretos. Estes fatores são complicadores para o cálculo do ponto de equilíbrio, sendo necessários estudos mais acurados para tornar a análise menos discrepante. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi verificar a utilização da análise CVL, pelo estudo de caso em uma empresa agropecuária com múltiplos produtos. Concluiu-se que a análise CVL, considerando-se os diferentes índices de remuneração do capital próprio e/ou do capital de terceiros nos custos variáveis, aliada às demais previsões e tendências, é uma ferramenta útil no apoio ao planejamento de novos ciclos produtivos para a empresa agropecuária.

Palavras-chave


Análise Custo/Volume/Lucro; Necessidade de capital de giro; Agropecuária; Ponto de equilíbrio; Múltiplos produtos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.