A Nova Configuração da Área de Compras e o Trabalho do Comprador na Indústria Automobilística: Novas Atribuições e Perfil

José Carlos de Souza Lima, Roberto Marx

Resumo


O artigo estuda o trabalho do comprador na indústria automobilística analisando seu perfil profissional e as qualificações assumidas a partir da década de 90. Considera que as novas relações de fornecimento, a aplicação das filosofias just in time/kanban, e produção enxuta (lean production), a intensificação do uso da Internet e do EDI (Electronic Data Interchange) nas transações envolvendo a cadeia produtiva, e a internacionalização do setor automotivo, além de aumentar o escopo e a importância da área de compras, modificaram a atuação do comprador obrigando-o a exercer um papel mais proativo na condução do relacionamento mútuo entre montadora e fornecedores.

Palavras-chave


compras, competências, estrutura de compras, ética

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Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.