Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos: Um Estudo de Caso na Indústria Moveleira

Nádia Kassouf Pizzinatto

Resumo


Esse trabalho tem como objetivo mostrar a importância do desenvolvimento de produtos para as organizações, principalmente numa época em que não existem barreiras para a concorrência. Os problemas de qualidade, custos e competitividade nos levam a um outro problema mais elementar que é a incapacidade das empresas em aprender as lições e não repetir os mesmos erros. O desenvolvimento de produtos poderia trazer a competência necessária ao crescimento do nível de qualidade das propriedades, serviços e métodos. O valor mais importante do produto depende de como eles são desenvolvidos. A eficiência de criação de um produto poderia ser dada pela capacidade da organização em aprender com os próprios erros e não cometê-los mais. Nesse caso, a criação de um novo produto é o resultado da interação entre os membros da organização. A importância do desenvolvimento no processo operacional demanda uma conduta de mudança da organização para gerenciar o novo recurso. O papel da organização no processo é o de suprir com o conteúdo correto a fim de facilitar as atividades do grupo, para criar e acumular conhecimento no nível organizacional.

Palavras-chave


Processo de planejamento de produto; Processo de desenvolvimento de produtos; Marketing e qualidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v4i1.232

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.