As Competências de Liderança: Atributos e Práticas do Líder do Século XXI, uma Pesquisa Quantitativa

Silvestre Prado de Souza Neto, Maecello Vinicius Doria Calvosa

Resumo


O objetivo principal deste artigo é comparar dois estudos realizados em países diferentes, com amostras distintas sobre um mesmo tema: as práticas e os atributos do líder empresarial necessários para a condução, com eficácia, dos seguidores no mundo atual, mostrando a necessidade da existência de líderes, suas principais características, habilidades e competências. O presente trabalho é uma pesquisa quantitativa com os estudantes de administração da UFRuralRJ, em Seropédica. A amostra foi incidental atingiu aproximadamente 18% do universo de estudantes, totalizando 100 questionários. Os resultados não podem ser generalizados, por não se tratar de amostra aleatória, mas sendo grande o suficiente, permitem conclusão significativa. Os atributos da personalidade do líder, habilidades necessárias para o exercício da função, mais citados no estudo realizado pela Cambria Consulting às afiliadas ao Corporate Leadership Council (CLC), assim como, na pesquisa aplicada aos estudantes de administração de uma universidade pública do Rio de Janeiro não mostram diferença significativa para ambos os estudos. Nos dois estudos o item mais citado pelos respondentes foi “ética e integridade”, presente na personalidade do líder. A busca por esta qualidade “integridade”, que pode ser entendida como: retidão, imparcialidade e inteireza moral, como fundamental para despertar proatividade em seus seguidores vem esclarecer as aspirações dos seguidores por um metamodelo, criado em suas mentes, de um mentor que não traia a sua confiança, não vacile em opiniões antagônicas e não permita injustiças por desvio de caráter, ou seja, que cumpra o que fora estabelecido previamente. Liderança é uma escolha, não um cargo.

Palavras-chave


Liderança, Gerenciamento, Integridade, Eficácia, Valorização do Outro.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v4i1.234

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.