Estilos de liderança : um estudo em uma organização militar. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v8n2p35-50

Diogo Rocha, Carlos Eduardo Cavalcante, Washington José de Souza

Resumo


A presente pesquisa tem por objetivo identificar, na percepção dos líderes, quais estilos de liderança estão sendo utilizados na organização. A pesquisa realizada foi de natureza quantitativa, com método exploratório-descritivo. Como instrumento de pesquisa, foi adotado o MLQ (Multifactor Leadership Questionnaire®) de Bass e Avolio (1993) que mensura as dimensões de liderança transformacional, transacional e não-transacional, juntamente com um questionário de dados demográficos. Utilizou-se uma amostra de 45 respondentes, com caráter não probabilístico constituído por acessibilidade. Os dados foram tratados a partir de técnicas estatísticas descritivas utilizando: medidas de posição (média), medidas de dispersão e distribuição de freqüência e o teste T. Os resultados demonstraram uma maior utilização dos atributos que correspondem ao estilo de Liderança Transformacional por parte dos líderes da organização. Os resultados evidenciaram que as variáveis, numero de subordinados, nível educacional e renda influenciam de maneira discreta o uso dos estilos de liderança.

Palavras-chave


Liderança; Estilos de Liderança; Setor Público.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v8i2.256

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.