Representação Social de Indivíduos Afro-Descendentes em Propagandas: Proposta de um Modelo Explicativo do Fenômeno. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v8n2p51-71

Luiz Valério de Paula Trindade, Claudia Rosa Acevedo

Resumo


Observa-se que tanto na literatura nacional quanto estrangeira existe uma quantidade considerável de pesquisas que analisam os efeitos e conseqüências de práticas de marketing por parte das organizações sobre a sociedade de uma forma geral e, sobretudo em relação a minorias étnicas em particular. Contudo, nota-se também certa carência na literatura de modelos explicativos deste fenômeno. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo principal propor um modelo explicativo dos mecanismos e constructos envolvendo o fenômeno de sub-representação social de indivíduos afro-descendentes em anúncios publicitários. Para este efeito, a pesquisa recorreu ao arcabouço teórico compreendido pela Teoria dos Estigmas, a Teoria da Figuração Estabelecidos e Outsiders e à Teoria das Representações Sociais. Complementarmente, recorreu-se também aos conceitos de Ideologia do Branqueamento e Mito da Democracia Racial. Entre os principais resultados sinalizados pelo modelo compreende o fato de que o processo de resignificação e/ou interpretação por parte da sociedade dos retratos de afro-descendentes disseminados pela propaganda exerce a função de retroalimentação das crenças e valores vigentes, as quais, por conseguinte, acabam sendo reforçadas e continuamente disseminados por intermédio das representações sociais presentes nas propagandas.

Palavras-chave


afro-descendente; marketing; propaganda; modelo teórico; representação social.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v8i2.263

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.