Tecnologia nos Estudos da Estratégia. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v9n2p87-107

Marcos Roberto Kühl, Carlos Alberto Kühl

Resumo


O objetivo deste estudo é identificar como a tecnologia está inserida nos estudos no campo da estratégia. Segundo a literatura pesquisada a ênfase da tecnologia é dada basicamente em três classificações: como fator ambiental; como fator de vantagem competitiva; como recurso. Alguns autores apresentam a tecnologia como um fator ambiental que exerce influência nas organizações, outros como um fator de vantagem competitiva e outros como um recurso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfica, com foco nos anais do EnANPAD, na seção Estratégia nas Organizações (ESO), no período de 2004 a 2009. Foram analisados 344 artigos dos quais 31 trataram da tecnologia, sendo que em 13 a ênfase foi como recurso, em 10 como fator ambiental, em 5 como fator de vantagem competitiva e 3 classificam a tecnologia de outras formas. Os resultados acompanham o que foi levantado na literatura, no entanto, a pouca ênfase dada a tecnologia como um fator de vantagem competitiva provavelmente se deve ao fato de que a classificação dela como um recurso ensejaria a vantagem competitiva. Raramente os artigos científicos abordam a tecnologia enquadrando-a em mais de uma classificação e nas raras aparições dessas classificações duais elas foram apenas encontradas na contextualização sem um posicionamento ambíguo dos autores. Os estudos que classificam a tecnologia como fator ambiental tem seu foco principalmente na questão estratégia, já os estudos que classificam a tecnologia como recurso priorizam, além da estratégia, questões como a vantagem competitiva e o desempenho.

Palavras-chave


Estratégia; Tecnologia; Recurso; Vantagem Competitiva.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15600/rau.v9i2.287

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.