A lealdade do estudante baseada na qualidade do relacionamento: uma análise comparativa dos estudantes de administração da região de Campinas com a Região de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v8n2p128-153

Antonio Carlos Giuliani, Silvia Helena Carvalho Ramos Valladão Camargo, Lesley Carina do Lago Attadia Galli

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar se o marketing de relacionamento é um fator decisivo para o aluno de cursos de administração. O estudo foi caracterizado como um estudo de natureza exploratória e abordagem quantitativa, abrangendo nove hipóteses sobre a qualidade percebida pelo aluno do curso de administração. Como resultados da pesquisa foi identificado que o marketing de relacionamento se mostra essencial para que a relação entre escolas e alunos seja efetuada, enfoque este que leva as IES a desenvolver relacionamentos direcionados à retenção e lealdade desses clientes. O trabalho tem como objetivo testar se o modelo criado por Bergamo (2008) se repete na região de Ribeirão Preto para mensurar a lealdade e a retenção do aluno em IES. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória sobre o tema. Como principal resultado tem-se a comparação do Modelo de Lealdade e Retenção de Alunos para IES na Região de Ribeirão Preto, que apresenta como variáveis os seguintes aspectos: satisfação, qualidade percebida, integração social, integração acadêmica, comprometimento cognitivo, comprometimento com as metas, com atividades profissionais, com a família, com atividades não-universitárias, comprometimento emocional, confiança e lealdade. A pesquisa identificou que o atributo qualidade percebida pelos alunos é o grande diferencial na escolha da IES e um dos elementos necessários para a retenção e lealdade na educação do ensino superior de administração.

Palavras-chave


Marketing de Relacionamento, Lealdade, Retenção, Instituição de Ensino Superior

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.