Centro de Distribuição: Investimento ou Sobrevivência

Juarez Nonato Guimarães

Resumo


Este artigo analisa o posicionamento estratégico das principais empresas de laticínios brasileiras. A partir de acompanhamento prévio, verificou-se que elas se destacavam em desempenho mercadológico, sendo desconhecido se havia mais vantagens ou desvantagens em se espalhar centros de distribuição pelos estados brasileiros em virtude de seus custos. A análise por meio da cadeia de valor mostrou que há vantagens pela centralização através de centros de distribuição espalhado nos estados, por tratar-se de sua sobrevivência, conseguindo agilidade no abastecimento das lojas, com economia de escala e maior rapidez, redução de custos, aumento de produtividade, melhoria e qualidade nos níveis de serviços prestados, contribuindo que os varejistas tornem-se mais competitivos.

Palavras-chave


Custos; Centro de Distribuição; Redução de Custos; Produtividade

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DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v5i3.3

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Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.