Supply chain management nas micro e pequenas empresas (MPE): uma estratégia competitiva para redução de custos e fortalecimento das empresas. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v9n3p114-136. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v9n3p137-162

Hamilton Pozo, Takeshy Tachizawa, Jose Henrique Souza

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi de prover condições para priorizar as decisões estratégicas para a implementação do Supply Chain Management (SCM) nas Micro e Pequena Empresa (MPE) proporcionando condições de agilidade, flexibilidade e custos menores para o atendimento do cliente final. O modelo de prioridade estratégica, principalmente em custos, foi desenvolvido para medir e satisfação dos clientes frente ao novo modelo de atuação. O fundamento básico é dar prioridade às necessidades da gestão da cadeia de suprimentos e traduzir as informações em ações de gestão propiciando, também, menores custos. A metodologia utilizada é de estudo de caso e foi aplicada em duas pequenas empresas. O nível de implantação do SCM em uma MPE tem como elemento fundamental seu desempenho e seu custo. Os resultados da pesquisa e da implantação de SCM por várias MPE no Brasil, bem como, o resultado desta pesquisa conduz as empresas a obterem maior competitividade em seu mercado específico com redução de custos em duas pequenas empresas de Campo Limpo Paulista/SP.

Palavras-chave


Gestão de custos logísticos, Cadeias de suprimentos, Redução de custos e Competitividade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v9i3.302

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.