A Busca da Inovação e a Cadeia de Valores. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v10n1p189-214

Edelcio Koitiro Nisiyama, José Carlos Tiomatsu Oyadomari

Resumo


A sustentação da vantagem competitiva tem exigido das organizações um constante fluxo de inovações, principalmente na criação de novos produtos, serviços e processos. Num contexto de transformações constantes no mundo dos negócios, as empresas têm revisto suas estratégias buscando formas alternativas de inovação, terceirizando seu processo de pesquisa através de aquisições, alianças, ou apenas buscando formas de cooperação. Como a sua cadeia de valor é o instrumento básico para diagnosticar a vantagem competitiva, as empresas podem buscar oportunidades de inovação na cadeia de valor da qual fazem parte. O objetivo deste artigo foi de verificar, entender e discutir os processos de inovação por meio de estratégias colaborativas dentro da cadeia de valor à luz de dados empíricos de pesquisas da literatura internacional. Evidenciam-se os modelos de inovação cooperativa e a inovação aberta caracterizando uma mudança de paradigma de propriedade da inovação para um contexto de cooperação e parceria. Percebe-se um número crescente de pesquisas, entretanto há ainda muitas questões em aberto, propiciando-se a possibilidade de explorar novas oportunidades de pesquisa.

Palavras-chave


Inovação; Cadeia de Valores; Inovação Cooperativa; Inovação Aberta

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v10i1.308

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.