A Pesquisa como Via de Capacitação Técnica, Científica e Política: Análise de uma Experiência no Estágio Supervisionado em Administração de Empresas

Dalila Alves Corrêa, Sueli Mançanares Leme

Resumo


A proposta do trabalho buscou avaliar os resultados da implantação da monografia no Estágio Supervisionado do curso de Administração (ESA), da Universidade Metodista de Piracicaba. A elaboração da monografia nessa atividade é concebida como um exercício de explicitação do aprendizado assimilado pelo aluno durante o processo de sua formação, bem como, no decorrer da realização do seu estágio. Uma vez que a inserção do aluno na atividade de pesquisa se constitui numa das propostas pedagógicas daquele curso é esperado que a monografia de estágio lhe possibilite conferir algumas competências pretendidas no desenvolvimento dessa experiência. Entre essas competências elegeram-se três: científica, política e técnico-gerenciais como objeto de investigação uma vez que estão presentes nas perspectivas de elaboração de conhecimento, particularmente, constantes do projeto do ESA. Assim, buscou-se apurar o quanto essas competências têm sido assimiladas pelos alunos e identificar as justificativas pela não aquisição plena das mesmas. O estudo estruturou-se numa pesquisa realizada com 63 alunos entre egressos e concluintes. Pôde-se concluir que a monografia tem possibilitado ao aluno a aquisição plena das competências científica e política e, aquisição parcial das competências técnico-gerenciais.

Palavras-chave


Estágio supervisionado; ensino de Administração; pesquisa em Administração

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.