Gestão de perdas no pequeno varejo: um estudo de caso de uma rede de compras formada por pequenos supermercadistas. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v9n3p40-60

Edgard Monforte Merlo, Harrison Bachion Ceribeli, Lucas Sciencia do Prado

Resumo


No contexto moderno de administração de varejo, dois temas merecem destaque: a concentração de vendas e, consequentemente, a formação de redes de cooperação entre pequenos varejistas, além da representatividade que as perdas assumem em relação à lucratividade neste segmento. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo analisar a gestão de perdas em pequenos supermercadistas pertencentes a redes de cooperação. O método de estudo baseou-se na elaboração de um estudo de caso, cujo objeto de análise foi uma rede de compras formada por pequenos supermercadistas atuantes no interior de São Paulo. Para coleta de dados, foram entrevistados proprietários de cinco das empresas associadas à rede em questão, além de observação direta das realidades estudadas. Pode-se verificar que as empresas pesquisadas ainda apresentam gestão informal das perdas, sem qualquer interação entre os membros da rede de compras no sentido de se elaborarem esforços conjuntos com o intuito de minimizar estas perdas. Complementarmente, pode-se verificar que os papeis desempenhados pela rede de compras ainda são muito limitados à negociação com fornecedores. Finalmente, constatou-se que os problemas que originam as perdas estão diretamente associados com erros no planejamento e controle, evidenciando que estes processos devem ainda ser foco de novas pesquisas.

Palavras-chave


Pequeno varejo; Supermercados; Redes de cooperação; Gestão de perdas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v9i3.313

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.