A Influência da Cultura Organizacional e da Orientação Estratégica na Gestão de Recursos Humanos: um estudo de caso. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v10n1p1-28

José Márcio de Castro, Clara Luisa Oliveira Silva

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar a influência da relação entre cultura organizacional e orientação estratégica sobre o papel desempenhado pela área de recursos humanos no contexto de uma organização de médio porte. De maneira mais específica, o foco está na análise dos aspectos que determinam a existência ou ausência de complementaridades entre a cultura organizacional e a orientação estratégica da empresa e nas implicações desse alinhamento sobre a área de recursos humanos. Adotando-se uma perspectiva de pesquisa qualitativa com base no método do estudo de caso, foram coletados e analisados os dados em uma empresa de médio porte do setor de alimentação. Os resultados apontam, em um primeiro momento, a existência de uma relação de influência da orientação estratégica sobre a cultura, isto é, sobre os pressupostos e padrões de comportamento. Além disso, emergiu da análise do caso estudado evidências de que a intensidade das dinâmicas que norteiam as relações entre a cultura organizacional e a orientação estratégica não se mostrou suficiente para alterar a inclinação assumida pela área de recursos humanos, a qual se revelou marcadamente sustentada por uma abordagem tradicional em detrimento de uma postura mais estratégica.

Palavras-chave


Cultura organizacional; Orientação estratégica; Gestão estratégica de recursos humanos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.