Operadores logísticos como fonte de vantagem competitiva: Um estudo exploratório baseado na visão de recursos. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v9n2p131-152

Marcio Vieira de Almeida, Moisés Ari Zilber

Resumo


Em um cenário de competição acirrada, cada vez mais as discussões sobre como um operador logístico pode contribuir para o estabelecimento de uma vantagem competitiva sustentável se intensificam. Neste contexto, a luz da visão baseada em recursos, este artigo estuda quais os fatores que levam a vantagem competitiva sustentável tendo o operador logístico como um recurso estratégico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória sendo que os dados foram coletados através de entrevistas com um diretor de uma indústria compradora de serviços logísticos e com um diretor de um operador logístico. A análise de conteúdo das entrevistas seguiu o modelo de Flores (2004). As conclusões demonstram que há um entendimento que o operador logístico pode ser considerado como uma fonte de vantagem competitiva, porém, nem sempre essa percepção é clara por parte de quem compra seus serviços. Adicionalmente, constatou-se que o conhecimento logístico é o único recurso ou capabilidade de um operador logístico que possui todas as características constantes na visão baseada em recursos (BARNEY, 1991).

Palavras-chave


Visão baseada em recursos; Capabilidades; Vantagem Competitiva; Operador Logístico

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15600/rau.v9i2.323

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.