A logística do açúcar e do etanol entre usinas paulistas e o Porto de Santos: um estudo comparativo entre agentes comerciais. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v10n2p101-126

Priscila Rizzi Janotti, Isabel Cristina Rodrigues, Andréia Marize Rodrigues, Marcelo Giroto Rebelato

Resumo


A partir dos anos de 1990 inicia-se a abertura comercial brasileira e a desregulamentação de diversos setores. Tem início o fim dos subsídios ao setor sucroalcooleiro, gerando mudanças estratégicas na produção e distribuição de seus produtos e nessa nova dinâmica, as empresas comerciais, as usinas de açúcar e etanol e os agentes logísticos tornam-se atores centrais e estratégicos para o alcance de vantagens competitivas internacionais. Frente a esse contexto, o presente artigo relata uma comparação entre diferentes agentes comerciais das estruturas de logística referentes à armazenagem e à distribuição física de açúcar e etanol destinados à exportação no trecho compreendido entre as usinas paulistas até o Porto de Santos. Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo, baseado em estudo de caso. Os resultados serviram para a descrição dos processos e comparação das relações envolvidas nas cadeias logísticas de aproximadamente 50% das usinas existentes no estado de São Paulo. Entre as principais constatações do estudo estão que dois dos agentes comerciais pesquisados possuem estrutura e atuação logística com elevada semelhança, principalmente no que se refere ao transporte e ao armazenamento do açúcar. Constatou-se também que a estrutura logística do açúcar, na maioria dos quesitos, não pode ser aplicada ao etanol pelas especificidades físicas e químicas do produto, o que leva também a maior uniformização da atuação logística no transporte do etanol entre os agentes estudados.

Palavras-chave


armazenagem; distribuição física; exportação de açúcar e etanol

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.