Estratégias de Marketing de Serviços Religiosos em Fortaleza - DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v6n2p26-44

João Adamor Dias Neves, Márcio de Oliveira Mota, Márcio de Oliveira Mota

Resumo


RESUMO O uso de técnicas de marketing na religião é fenômeno recente e o presente artigo analisa as estratégias de marketing religioso utilizadas pela Igreja Católica em Fortaleza para atrair e manter fiéis. Especificamente, pretende-se: (1) traçar perfil dos católicos em Fortaleza e (2) avaliar as estratégias de serviços religiosos utilizadas para atrair e manter os fiéis católicos. Trata-se de estudo analítico-descritivo, de natureza quantitativa, por meio de survey com o uso da escala Servqual. Foram aplicados 384 questionários junto aos fiéis de três paróquias de Fortaleza, escolhidos aleatoriamente, com erro de 5% e 95% de confiança. Segundo os resultados, os católicos são majoritariamente mulheres, incluem todas as classes sociais, escolaridade de todos os níveis de ensino e rendimento desde um salário mínimo até mais de nove salários mínimos, a avaliação dos serviços religiosos não é favorável, mostrando um certo comodismo dos católicos. Em termos gerenciais, os resultados podem ser úteis: (1) às paróquias, por permitir aperfeiçoar e monitorar os serviços religiosos entregues aos fiéis; (2) à cúpula da Igreja Católica, por conhecer melhor a avaliação dos serviços religiosos prestados e (3) a outros pesquisadores que queiram aprofundar esse tema, replicando o estudo feito ou usando metodologia diferente para saber se os resultados serão semelhantes ou não. Recomenda-se a realização de novos estudos sobre o fenômeno, abordando aspectos diferentes dos que aqui foram contemplados.

Palavras-chave


Marketing de serviços, estratégias de marketing religioso, Igreja Católica, fiéis católicos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v6i2.37

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.