Redes Sociais Virtuais e Planejamento de Marketing: um estudo multi casos. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v10n2p128-154

Victor Perez Rotta, Danilo de Carvalho Guedes, Guilherme Ansanelli, Nicolau Gordeeff, Thiago Carlos Chiari, Adriana Beatriz Madeira, Luciano Augusto Toledo

Resumo


Com o aparecimento das redes sociais virtuais, intensificou-se a relação dos consumidores com as empresas, suas marcas e das empresas com seus consumidores. As Redes sociais virtuais criam grupos de atores que se formam através da interação mediada pelos computadores, celulares e eletrônicos em geral com acesso a Internet. Essas interações são capazes de estabelecer novas configurações sociais de grupos e comunidades virtuais, onde são estimuladas as participações dos atores, criando relações que podem ser duradouras e relevantes entre o consumidor e a empresa. Este artigo teve como objetivo estudar o uso das redes sociais virtuais no planejamento estratégico de marketing de empresas brasileiras. A intenção deste trabalho é entender se as decisões de marketing da empresa são tomadas a partir das redes sociais virtuais e como elas se dão. A investigação teve caráter qualitativo exploratório, por meio de estudo de caso. Os dados são provenientes de entrevistas em profundidade com os gestores de marketing de duas empresas: CVC Turismo e Peixe Urbano. As principais contribuições foram que as empresas realmente estão muito interessadas em estar nas redes sociais e a utilizam para definir algumas de suas etapas do planejamento estratégico de marketing, além de realizar constante monitoramento do seu conteúdo.

Palavras-chave


Planejamento Estratégico de Marketing, Redes Sociais Virtuais, empresas brasileiras

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DOI: https://doi.org/10.15600/rau.v10i2.399

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