Dimensões Básicas de Análise das Organizações

Samuel Lincoln Bezerra Lins

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar dimensões básicas utilizadas para entender e explicar as Organizações. Cinco dimensões são descritas: 1) A Divisão de Tarefas, caracterizada pela elaboração de uma hierarquia, em que cada empregado tem a sua posição definida. 2) A Divisão de papéis, em que são estabelecidos os comportamentos e atitudes necessárias para a realização de uma tarefa. 3) O Sistema de Autoridade, que possibilita compreender como ocorrem as relações de poder. 4) Sistema de Comunicação, que proporciona integração entre os empregados; e 5) Sistema de Contribuição-Redistribuição, que parte do princípio que toda tarefa executada implica num retorno. Este trabalho contribui para que tanto gestores como estudiosos da área obtenham conhecimento dos princípios que guiam as organizações.

Palavras-chave


Ambiente Organizacional, Estudos Organizacionais; Dimensões de Análise Organizacional

Texto completo: PDF

Journal of Directors of Unimep. ISSN 1679-5350. Electronic publication linked to the Professional Program Master's and Doctorate in Business Administration, Methodist University of Piracicaba

Diario de Administración de Unimep. ISSN 1.679-5.350. Publicación electrónica vinculada a la del Programa de Maestría y Doctorado Profesional en Administración de Empresas, Universidad Metodista de Piracicaba.

Revista de Administração da Unimep. ISSN 1679-5350. Publicação eletrônica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba.